Enem 2020: inscrições abertas

182

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova (https://enem.inep.gov.br/participante/) até o dia 22 de maio. O exame vai ocorrer em duas versões: a presencial, que será aplicada no dia 1 e 8 de novembro; e a digital, que será no dia 22 e 29 de novembro.

Para se cadastrar, é necessário entrar no site do exame e informar o número do CPF e do RG. Será criada uma senha de acesso que também permitirá verificar o cartão de confirmação e os resultados do candidato. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, envie comunicados. A inclusão de foto do candidato no sistema é obrigatória neste ano.

Caso o candidato necessite de atendimento especial para fazer a prova, também existe essa possibilidade através do Portal do Participante. Ele também precisará selecionar o idioma que deseja realizar o exame. As opções são inglês e espanhol. Além disso, também é necessário escolher a cidade onde deseja fazer a prova.

A inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio. Mesmo aqueles estudantes de obtiveram isenção da taxa devem se inscrever no Enem. Caso o candidato tenha perdido o prazo para solicitação da isenção da taxa, mas atenda os requisitos para receber o benefício, o Inep garantirá a gratuidade no ato da inscrição.